Ter um gato de raça ou um gato vira-latas?

Gatos de raça: Ao comprar um gato de raça pura você estará adquirindo um gato com certas características pré-determinadas tanto em padrão físico quanto em comportamento e heranças genéticas.

Primeiramente você pode escolher o tipo de comportamento que deseja - se prefere um gato mais agitado, mais calmo, mais brincalhão, mais miador, mais quieto, maior, menor, etc. - para assim poder escolher a raça que deseja. Além do mais você poderá saber as características e o porte físico que ele terá aproximadamente, pois conhece toda a linha de sangue dele através do pedigree. Sem contar que se você comparar o gato de um criador sério você terá a certeza de que o gatinho que você está adquirindo não tem nenhuma doença hereditária.

Além destas vantagens existe a possibilidade de você poder levar seu gatinho para exposições caso desejar. Não é necessário ser criador para expor seu filhote.

Se você escolheu por um gato de raça, parabéns! Agora escolha já o seu gatinho e leve-o a primeira consulta com o veterinário para conversar com ele sobre sua nova aquisição e os cuidados que você deve ter com ele, além de vacinas e alimentação.

Gatos vira-latas: Os gatos vira-latas são sempre uma caixinha de surpresas. Por não sabermos como eram seus pais não temos como prever o seu comportamento no futuro assim como seu porte físico, problemas genéticos que podem portar, etc.

Na verdade ao adotarmos um gato sem raça escolhemos apenas pela coloração ou pela beleza mas ninguém poderá prever o seu comportamento no futuro. Alguns poderão tornar-se muito dóceis, enquanto outros mais agitados. Existem variedades incríveis de gatos sem raça definida para serem doados. A grande vantagem de adotarmos gatos sem raça definida é o seu preço, sendo que alguns podem ser adquiridos gratuitamente.

Se você gosta de surpresas e está e está decidido a adotar um gato sem raça definida, parabéns! Procure a associação de proteção aos animais mais próxima de você ou vá a algum veterinário e escolha o seu filhote. Mas não esqueça que qualquer animal deve receber carinho, comida, água, atenção e principalmente tratamento veterinário. É importante também que ao adquirir seu gatinho, sendo que você não tem a intenção de criação, você deve conversar com o médico veterinário escolhido sobre a castração pois, este é o método mais eficaz contra gravidez indesejada.


Criação de Sites - Artweb