Por que alguns gatos brancos são surdos?

A surdez em gatos brancos não é muito frequente. Na verdade, os casos são poucos, até em gatos de olhos azuis ou olhos ímpares, que são mais comumente dados como surdos.

A surdez ainda não é perfeitamente compreendida, mesmo nos humanos. Existem duas explicações para os poucos casos de surdez em gatos brancos.

A primeira acontece ainda na gravidez. O gene para o branco inibe a pigmentação desde o início da formação do gato, bloqueando o desenvolvimento do pigmento nas células no embrião. Se este fator ocorrer cedo demais no desenvolvimento embrionário, ele pode bloquear o desenvolvimento de algumas partes no cérebro relacionadas ao sistema nervoso, notadamente do sistema auditivo. Isso pode acontecer separadamente e independentemente em cada orelha, sendo assim alguns gatos podem ser surdos de uma ou das duas orelhas, pois assim como nós os gatos não são simétricos.

Além desta possibilidade existe outra, que pode ocorrer ainda na primeira semana de vida do gatinho, onde o canal auricular continua fechado. Com o canal auricular fechado, a coclea não recebe o suprimento de sangue e degenera. As células nervosas da coclea morrem e assim a surdez se torna permanente. A causa exata desta surdez causada pela degeneração da coclea não é conhecida.

Quando se fala de gatos brancos de olhos azuis, apenas os gatos que não descendem de raças que tem como padrão os olhos azuis, podem portar surdez de um ou dois ouvidos. Nos casos dos gatos surdos de olhos azuis pode-se dizer que os olhos ficam com essa pigmentação pois os melanócitos não migram para os olhos e então eles ficam sem cor. Mas como dito anteriormente, nem todo gato de olhos azuis é surdo. Se a cor mascarada pelo branco for alguma cor ponteada (cs/cs), os olhos serão azuis e a audição será perfeita. O mesmo ocorre com gatos de olhos ímpares, sendo que esta falta de pigmentação atingiu somente um dos olhos, este podendo ser surdo de apenas um ou dos dois ouvidos.

Os melanócitos são os respónsáveis por dar aos gatos a pigmentação dos olhos, assim como a cor da pele e da pelagem.

As consequências de se ter um gato surdo não são tão dramáticas, apenas deve-se ter o cuidado para ele não ficar solto pelas ruas, pois por ser surdo não conseguirá ouvir algum carro se aproximando. Dentro de casa este gato poderá ter uma vida praticamente normal, exceto pelo fato de que não poderá escutar se alguma coisa por ventura cair no chão, etc., mas mesmo assim ele ainda possui todos os outros sentidos que um gato normal tem.

Créditos: Aline Broda, do Gatil Mitzi. Texto baseado em informações adquiridas em diversos livros, revistas, artigos, sites e pessoas envolvidas no assunto. Nenhuma parte deste texto pode ser copiada sem a expressa autorização do autor e sem referências.


Criação de Sites - Artweb