Perguntas e respostas sobre a castração

Você sabia que para cada criança que nasce, nascem 15 cachorrinhos e 30 gatinhos?

Esterilizar também é um ato de amor. A superpopulação provoca o abandono. Esterilize seu cão ou gato e evite sofrimento desnecessário.

Hoje em dia, mais pessoas estão castrando /esterilizando seus animais. Porquê? Porque aquelas pessoas que moram com gatos estão descobrindo os muitos benefícios de se castrar e esterilizar. Esse texto resume os benefícios e questões comumente feitas sobre castração /esterilização. Se você tiver outras questões, pergunte ao seu veterinário.

Eu ouvi falar sobre o problema da superpopulação. Qual é, exatamente, o problema?

Falando de modo simples, há mais animais de companhia nascendo do que há casas para eles. Por essa razão, mais de 10 milhões de cães e gatos nos EUA são eutanasiados todos os anos, em abrigos de animais, porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos, não estão idosos, machucados, doentes ou são anti-sociais. São jovens, bonitos, amigáveis e brincalhões. Alguns parecem ser gatos de raça.
Não existem dados sobre os animais que morrem todos os anos devido ao abandono, negligencia, abuso, fome, ou crueldade. Por causa do problema da superpopulação, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que os animais de companhia procriem.Uma solução é castrar/ esterilizar seu animalzinho de estimação.

O que é castrar e esterilizar?

Fêmeas são esterilizadas. Machos são castrados. Esterilizar e castrar tira do animal a capacidade de se reproduzir. Esterilizar significa a remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Castrar significa a remoção cirúrgica dos testículos. Ambas operações, feitas sob anestesia geral são seguras, rotineiras e relativamente indolores. Tipicamente, um (a) gato (a) está recuperado (a) depois de um dia da cirurgia.

Quais são os benefícios de castrar/ esterilizar?

· Animais de companhia castrados ou esterilizados são menos distraídos por seus instintos sexuais. Eles se tornam mais responsivos aos membros da família.

· Animais castrados/ esterilizados são menos propensos a vagar pelas ruas e se perder ou se machucar em busca de um par (gatos machos podem sentir o cheiro de uma fêmea no cio a grandes distâncias.)

· Gatos castrados/ esterilizados são menos propensos a brigar com outros gatos, se resguardando de muita dor e seus donos de altas contas veterinárias.
Castrar ou esterilizar, contrariamente às crenças populares, não faz do gato preguiçoso ou gordo. Além disso, o metabolismo dele muda após a castração/ esterilização e o gato necessita de menor quantidade de comida. Você ainda economiza em rações.

Para aqueles que têm fêmeas:

· A fêmea esterilizada é menos propensa a desenvolver câncer ou piometra, uma infecção uterina comum em fêmeas não castradas.

· As fêmeas no cio urinam e defecam em lugares inapropriados e mancham carpetes e mobília. Além disso, elas atraem machos briguentos, barulhentos e incômodos. Esterilizá-las elimina este problema.

· Fêmeas prenhes comem muito mais, tanto durante a gravidez, quanto depois de a ninhada ter nascido. Os cuidados de saúde para uma fêmea prenhe são caros.

· Criar os filhotes é muito caro, e a alimentação, vermifugação, vacinação, anúncios e doação dos mesmos, consome muito tempo.


Para aqueles que têm machos:

· Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas genito-urinários. Essas doenças podem levar a doenças nos rins, o problema mais comum em machos não castrados com mais de cinco anos de idade.

· Os machos não castrados fazem “spray”, um ato típico de urinar para marcar o território tanto dentro como fora de casa. Esse spray tem um odor inconfundível, de tão forte. Castrar os gatinhos ainda jovens, ajuda a eliminar este problema.

Castrar não é caro?

A maioria dos veterinários tenta manter preços razoáveis para castrar/ esterilizar, mas os preços, na verdade, variam. Nós sugerimos que você ligue para várias clínicas veterinárias que realizam esses procedimentos, para verificar quais seriam os custos para seu gatinho.

Lembre-se, o custo, uma única vez na castração é mínimo se comparado aos custos de repetidos tratamentos veterinários, para animais machucados quando expostos a brigas ou mesmo por perambular nas ruas. Adicionalmente, pagar pelos cuidados necessários à mãe dos filhotes, incluindo parto por cesariana, se for necessário, mais alimentação, vermifugação e vacinação das ninhadas, pode resultar em contas veterinárias excessivas.


Quanto tempo demora em se castrar / esterilizar um gato?

A maioria das clínicas e hospitais veterinários receberá seu gato durante a manhã, e normalmente o gato está pronto para ser retirado no final do dia. Achar tempo para isto é mais uma vez comparado ao tempo que você irá perder em visitas ao veterinário para tratar os gatos não castrados, doentes ou machucado, ou para encontrar lares para os filhotes que nascem.


A castração / esterilização mudará a personalidade do meu gato?

A maioria dos donos de gatos não nota mudança alguma na personalidade de seus gatos. Se alguma mudança é notada, tipicamente diz respeito a uma diminuição no desejo de sair de casa, brigar com outros animais, ou exibir comportamentos agressivos ou ansiedade. Eles ficam muito mais dóceis.


Meu gato nunca sai do meu jardim. Porque eu deveria castrá-lo / esterilizá-lo?

Você já leu sobre os benefícios de saúde da castração/ esterilização. Uma fêmea esterilizada antes de seu primeiro cio é 200 vezes menos propensa a desenvolver câncer de mama, além disso, acidentes ocorrem com freqüência, mesmo nos nossos jardins, já que qualquer gato pode arrumar um jeito de entrar. Lembre-se, gatos castrados / esterilizados são mais fáceis de cuidar, são mais calmos e mais atenciosos a você.Mas eu sei que posso encontrar um bom lar para cada filhote da ninhada...

Muitos animais em abrigos são levados por seus donos que foram incapazes de encontrar um lar para eles. É como numa dança das cadeiras: quando a música pára, os que sobram são eutanasiados...Eu quero que meus filhos tenham a chance de vivenciar o milagre do nascimento.

A televisão e as bibliotecas são fontes altamente informativas para que você possa ensinar aos seus filhos tudo sobre a reprodução dos animais. Para milhões de gatos, no entanto, o “milagre do nascimento” é facilmente combinado ao aumento no número de animais eutanasiados devido à superpopulação desses animais nas ruas.


Mas eu quero acasalar meu gato de raça pura, para ganhar dinheiro.

A criação profissional de animais é uma ciência que envolve anos de estudo das características desejadas da raça. Para os novatos, pouco dinheiro, se algum, pode ser ganho quando a mãe e os gatinhos são alimentados, vacinados, vermifugados, anunciados e vendidos da maneira correta.


O meu animal de estimação é muito velho para ser castrado / esterilizado?

Gatos podem ser castrados e esterilizados todos os dias. A não ser que seu gato tenha problemas de saúde, a castração/esterilização é segura e um procedimento de rotina. Seu veterinário ou uma clinica que castre / esterilize a custos baixos, deverá examinar seu gato antes da cirurgia para determinar se algum problema de saúde está presente. Os donos de gatos maduros, ou seniores, também aproveitam os benefícios da castração / esterilização!

Créditos: Texto da TICA (The International Cat Association), Traduzido por Leonora Vassão, do Gatil Soberano


Criação de Sites - Artweb