Como escolher seu gato

Escolher um gatinho é uma missão difícil, porque eles são irresistíveis, mas aqui vão algumas dicas:

1º. Analisar qual a sua preferência, Pelo Curto ou Pelo Longo?

Independente da sua escolha, todos passam pelo mesmo processo de troca de pelo. O gato de pêlo longo, deverá ser penteado no mínimo três vezes por semana , todos os dias, na época de troca de pelagem. O Pelo Curto também deverá passar pelos mesmos cuidados, porém ele tem a vantagem de não criar nós.

2º Macho ou Fêmea?

Os gatos enquanto filhotes, não apresentam diferenças de comportamento no que se refere ao sexo. As diferenças apresentam-se quando adulto. A Fêmea dando o seu recado quando o cio se manifesta, dependendo da raça, torna-se um problema sério, as de pelo longo são mais discretas.

O Macho por sua vez, quando adulto, faz a tão conhecida marcação de território. Ele considera-se dono absoluto do “seu” território e não hesita em demarcá-lo, o que faz com grande competência. Ergue a cola e faz um “spray” impregnado de hormônio, que tem um cheiro característico muito forte. Além da marcação, este “spray” tem também a função de estimar a fêmea a entrar no cio.
  
Todos estes problemas podem ser previamente resolvidos, ou seja, evitados através da castração quando jovens.

Tenho experiências maravilhosas em se falando de castração.

Todos os animais que passaram por este processo são brincalhões e companheiros por quase toda a vida.

O apelo sexual já fez muitas vítimas. São fêmeas que fogem à procura de parceiro e machos que voltam para casa depois de longa ausência, totalmente estropiados.

    
3º Onde comprar o seu gatinho?

O ideal neste momento é usar a razão e não a emoção. Quer dizer, faça a sua escolha com muito cuidado, visite gatis, aconselhe-se nos Clubes de gatos que certamente orientarão e indicarão criadores idôneos. É muito importante a saúde de seu gatinho, ele deverá estar desverminado e vacinado.

Orelhas: Examine as orelhas, elas devem estar limpas, sem vestígios de ácaros por dentro e por fora, com pelagem completa e sem falhas.

Olhos: Devem estar limpos e brilhantes. Se estiverem congestionados é sinal de alguma enfermidade.

Nariz: Deve estar limpo e sem corrimento.

Pelagem: Completa e sem falhas. Examine bem, levante o rabinho, a genitália deve estar limpa, qualquer vestígio de sujeira é sinal de diarréia e verminose.

Se você passar por toda esta bateria de cuidados, parabéns! Está perto de usufruir a companhia de um gatinho saudável e brincalhão, preparado para muitas alegrias.

NÃO ESQUEÇA: O Pedigree é muito importante. Ele dará a certeza da origem do seu gatinho.

Agora é hora de brincadeiras, aproveite a companhia de seu bichano.

Créditos: Úrsula Franke


Criação de Sites - Artweb